Maltodextrina – O que é? Como usar?

2 Flares Facebook 0 Twitter 1 Google+ 1 Email -- Filament.io 2 Flares ×

O que é a maltodextrina?

É um carboidrato complexo geralmente feito com amido de milho, mas também pode ser adquirido de outras fontes de fécula como a mandioca. Constituída por polímeros de glicose que são facilmente absorvidos pelo organismo. Quando ingerido elevam a taxa de insulina causando um “pico de insulina”, nesse momento o glicogênio muscular é reposto e é transportado nutrientes para dentro das células.

Indicada para atletas, a maltodextrina é muito usada por quem pratica musculação e corrida. É uma excelente fonte de carboidratos e fornece energia.

Como usar?

Para quem deseja ganhar massa muscular o seu consumo no pós treino é uma boa opção. Mas para aqueles que fazem exercícios aeróbicos é mais interessantes usar antes ou durante a atividade física.

Para quem visa a hipertrofia, pode ter algumas dúvidas já que os carboidratos em geral engordam, mas é importante entender que ela vai agir retardando a fadiga muscular, liberando gradualmente glicose na corrente sangüínea. Assim evita o catabolismo muscular responsável pela perda de músculos.

Pode ser consumida diluída em água, leite, suco ou outra bebida de sua preferência. É indicada usar junto com a maltodextrina uma proteína, como whey protein(proteína do soro de leite), albunina ou BCAA.

Quem não pode usar?

Diabéticos só podem utilizar a maltodextrina com autorização de um médico, assim como pessoas com propensão à doença. No entanto todos que pretendem usar o suplemento devem procurar orientação médica e fazer exames. Sem essas informações sobre sua saúde em mãos o uso pode causar complicações à saúde.

Maltodextrina engorda?

Se for ingerida uma grande quantidade e o organismo não utilizar, os carboidratos irão acumular nas células adiposas e consequentemente a pessoa engordará. Por isso não é recomendado o uso em dias que não se vai treinar. É importante também se atentar ao restante da dieta, se já não existe uma quantidade suficiente de carboidratos, e se será preciso mudar a alimentação.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Flares Facebook 0 Twitter 1 Google+ 1 Email -- Filament.io 2 Flares ×